domingo, 24 de abril de 2011

Festejos juninos de Petrolina vão virar micareta. Que tal fazer no Carnaval ou no Natal?





Quando os petrolinenses pensavam já ter visto de tudo na gestão do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), eis que surge mais uma ideia “genial”: A programação junina da cidade vai mudar de data.

Isso mesmo. Os festejos serão comemorados de 28 de junho a 02 de julho. Vai virar uma micareta junina. Não é uma maravilha?

A “brilhante” novidade foi anunciada pelo vice-prefeito Domingos Sávio (PSDB), que justificou a mudança para evitar que o São João de Petrolina concorresse com o de Campina Grande (PB), o de Caruaru (PE) ou até mesmo o de Senhor do Bonfim (BA). Como se isso fosse possível.

De acordo com Domingos, essa estratégia é a mesma usada pela Prefeitura de Juazeiro com seu Carnaval. Inacreditável. Primeiro, porque a festa de São João não é apenas profana. É religiosa também. Está incluída no calendário católico. Não tem como ser alterada.

Segundo, porque, com todo respeito ao povo juazeirense, há muito tempo Juazeiro não tem Carnaval. O que existe por lá é uma folia fora de época, que pode ser adequada em qualquer período do ano.

Não deixa de ser igualmente curioso o argumento da prefeitura de que a nova data para a festa de São João em Petrolina sairá “mais em conta” para o município. Então, façamos o seguinte: se é para economizar custos, porque não fazer o São João junto com o Carnaval, em fevereiro? Seria lindo.

Ao invés de frevo, os passistas cairiam no xote e baião. Seriam duas festas por uma. Quer economia maior?

Mas ainda resta outra opção: fazer o São João no Natal. O revéillon da orla se transformaria num grande “arraiá”, com todos comendo milho e bode assado e fazendo a contagem regressiva ao som de qualquer dessas bandas que dizem fazer forró. Como se vê, ideias não faltam para competir com a da prefeitura.

Felizmente as datas da padroeira de Petrolina e do aniversário da cidade estão salvaguardadas. Essas ninguém poderá mudar. Ou será que pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário